segunda-feira, 2 de setembro de 2013

UM POUCO DE CULTURA | 40 anos sem J.R.R.Tolkien

Morte de J. R. R. Tolkien, autor de 'O Senhor dos Anéis', completa 40 anos
Escritor criou universo de fantasia que encanta crianças e adultos até hoje. Poliglota, usou o finlandês e o galês para criar os idiomas élficos.



Ele criou um universo de fantasia que encanta até hoje. J.R.R Tolkien nasceu na África do Sul, mas foi naturalizado britânico. Criado em família católica, ele cresceu ouvindo e lendo contos de fadas em latim e grego.
Tolkien lutou na primeira guerra mundial. Quando voltou para casa, em 1919, começou a escrever o que se tornou mais tarde o livro ‘Silmarillion’, obra que pode não ser a mais famosa do autor, mas foi sua maior paixão.
Tolkien era aficcionado por idiomas. Falava mais de quinze. A formação como filólogo influenciou na criação de novas línguas. Aprendeu idiomas antigos e modernos. O finlandês e o galês foram base para criar os idiomas élficos, falados até hoje pelos grandes fãs do autor.
Em 1928, Tolkien encarou uma página em branco. As palavras vieram naturalmente, mesmo sem ele saber o que elas significariam: "em um buraco no chão vivia um hobbit". Os rascunhos do livro ‘O Hobbit’ ficaram guardados por quase dez anos.
Tolkien criou uma realidade à parte, a Terra Média, povoada por elfos, anões, homens, magos e muitas criaturas fantásticas. Na época, o livro foi criticado e o sucesso só veio nos anos 60, quando foi considerado um clássico cult.
O escritor C. S. Lewis, um dos grandes amigos de Tolkien, foi o primeiro a ouvir sobre a incrível história de ‘O Senhor dos Anéis’, sequência do ‘Hobbit’. A trilogia vendeu mais de 160 milhões de cópias em todo o mundo e é considerada uma das obras mais importantes do século.

Autor influenciou gerações
Tolkien se aventurou também pela literatura infantil. ‘Roverandom’ foi escrito especialmente para os filhos.  O "pai da literatura fantástica moderna", como ficou conhecido, influenciou gerações, inspirou George Lucas a criar ‘Star Wars’ e JK Rowling a escrever os livros de Harry Potter.
Suas obras foram traduzidas em mais de 30 idiomas, algumas viraram histórias em quadrinhos e animação. Mas foi em 2001, pelas mãos do diretor Peter Jackson, que a história de Tolkien pôde ganhar o grande público.  A trilogia de ‘O Senhor dos Anéis’ rendeu 17 Oscars.
Sir Tolkien morreu aos 81 anos por conta de uma úlcera. Quarenta anos após a morte do autor, foi lançado o último livro: uma coletânea de poemas. Organizado pelo filho de Tokien, ele garantiu o retorno do rei da literatura.

Fonte: Globo News
Edição do dia 02/09/2013, 12h09

0 comentários:

Postar um comentário

Já comentou? Não? Então comente!!
Você alegra o meu dia quando deixa um comentário para mim! =)
E não esqueça de deixar o link do seu blog!