terça-feira, 3 de janeiro de 2012

UM POUCO DE CULTURA | O que são MEMES?

Desde que abri o blog para o público, recebo mensagens do tipo 'Deixei um meme para você!'. O fato é que até então eu nunca havia dado muita atenção (talvez por preguiça, talvez por descuido), mas a frase se tornou cada vez mais constante nos tweets dos blogueiros com quem me relaciono. Então o que fazer senão descobrir o que seriam os tais 'memes'.
Recorri à nova mãe da sabedoria virtual - Wikipédia - na esperança de entender melhor o que significava a expressão e qual a sua função:
"A expressão "Meme de Internet" é utilizada para descrever um conceito que se espalha através da Internet. O termo é uma referência ao conceito de memes, embora este conceito se refira a uma categoria mais ampla de informações culturais." 
Ainda assim a explicação não me parecia completa e passei a vasculhar blogs e revistas, artigos e conjecturas em fóruns, até achar algo que me demonstrava de forma mais clara e se aproximava intimamente ao que recebemos como Memes e Selinhos. O pequeno parágrafo se encontrava no fim de um post chamado "MEME pergunta que eu respondo" no Blog Língua Inquieta - A Linguada. Ela explica da seguinte forma:
"MEME: derivada da palavra mimese, tem a ver com 'memória'. É tudo o que uma pessoa replica para outra, que, por sua vez, replica para outras, e assim vai. É como se fosse um viral, que vai se espalhando em progressão aritmética. Na internet, esse termo tem a ver com as gírias e expressões sazonais, bastante comuns agora que muitas pessoas possuem Twitter  ('todos chora', 'forever alone', 'tem que ver isso aí', 'epic win', 'mimimi'). Também pode estar relacionado a algo que um blogueiro tenha criado e convidado outras pessoas a repassarem, como é o caso deste post."(Nota: citando um questionário no caso)
Isso me vez voltar no tempo e lembrar dos cadernos de perguntas (ou de questionário), que passavam de mãos em mãos, por vários amigos, com perguntas de todos os tipos. No final os memes e selinhos são a versão moderna de um divertimento antigo que busca entrosar as pessoas e criar vínculos mais estreitos entre novos e velhos amigos.

E você? Já respondeu algum meme hoje?

2 comentários:

Cármen Machado disse...

Não, mas achei a analogia com os questionários de mais, também já havia pensado nisso, uma vez que esta prática fez parte da minha adolescência(abafa o caso hshsh, século passado).
Legal este assunto porque ficam repetindo meme pra cá, meme pra lá...
bjokk,
Cármen Machado
- migmuca@yahoo.com.br
- http://ideiasdecanario.blosgpot.com/

Gleice Couto disse...

Sim, na verdade já respondi a dois MEMES hoje. Os famosos selinhos que passam de blogs pra blog... E tb sou da época dos cadernos, rs.
Post interessante!

Beijos

@MPessoais
www.murmuriospessoais.com

Postar um comentário

Já comentou? Não? Então comente!!
Você alegra o meu dia quando deixa um comentário para mim! =)
E não esqueça de deixar o link do seu blog!