quinta-feira, 3 de outubro de 2013

INDICAÇÃO DE LEITURA | Uma Longa e Deliciosa Viagem (João Castanho Dias)

Título no Brasil: Uma Longa e Deliciosa Viagem (2010)
Autor: João Castanho Dias
Edição: 
Editora: Barleus
Número de Páginas: 172
ISBN: 8561913045

Skoob

Sinopse:  Um alimento "só para homens ricos". Assim dizia padre José de Anchieta sobre o queijo que agora ganha o primeiro livro sobre a sua história no Brasil. Para escrever Uma longa e deliciosa viagem, João Castanho Dias pesquisou na literatura dos primeiros cronistas do país como Gabriel Soares de Souza, Rocha Pita, Saint Hilaire, Richard Burton, John Mawe, Spix e Martius, J.B. Debret e outros. A primeira queijaria foi fundada em 1581, na Bahia. Um marco da história do queijo foi a imigração da corte portuguesa que aqui chegando provocou uma revolução na culinária brasileira então baseada no milho, carne de porco, mandioca e feijão, por influência da cozinha indígena e negra. 
Além de baixelas de prata, toalhas de linho, os nobres trouxeram também o hábito de consumo de queijos fazendo surgir incontáveis queijarias para atender a demanda deles. Já abertura dos portos do país por D.João VI provocou avalanches de queijos ingleses no Rio de Janeiro prejudicando o produto nacional.

PS.: Presente para minha mãe, esse é um daqueles livros que você encontra na última prateleira da sessão de livros de história, escondido numa pequena livraria. Não entenda como se eu estivesse desmerecendo o livro. Pelo contrário! Ele valeu cada centavo que eu paguei por ele! Mas não é um daqueles desses bestsellers que encontramos nas vitrines ultimamente. Falando sobre a história do queijo no Brasil, encontramos não só fotos, mas ilustrações de rótulos antigos e outras tantas informações interessantes e deliciosas dessa iguaria! Além disso, você pode encontrar aspectos históricos do país que são pouco conhecidos e a origem de expressões como 'o quinto dos infernos'.

5 comentários:

Unknown disse...

Oi! Eu achei a proposta desse livro até que legal, mas não gosto muito de livros meio didáticos. Sempre tem um ou outro que curto, mas fico com um pé atrás antes de ler.
Beijos,

Letícia
http://www.odomdaescrita.com.br/

Annie disse...

Olá Letícia!
Então..na verdade não é um livro didático. Ele fica até bem longe da categoria. Ele vai mesmo para área de pesquisa histórica. E esse é o charme dessa leitura inusitada: uma pesquisa história sobre o queijo no Brasil! Você pode ler sem medo! =)
Obrigada pela visita!
Annie
(O Mezanino)

Unknown disse...

Adorei a dica, Annie!

(Abriu a curiosidade e o apetite pela leitura!)

Unknown disse...

Olá, boa noite! Sou estudante de gastronomia e meu artigo de conclusão é sobre queijos nacionais, me deram a indicação deste livro, mas não encontro para comprar, pode me ajudar? grato pela atenção

Annie disse...

Olá Rodrigo,
Eu encontrei o livro numa livraria no interior do Rio de Janeiro. Mas já o vi na Saraiva Online também. Se de tudo não encontrar, aconselho procurar direto na editora.
Abraços.
=)

Postar um comentário

Já comentou? Não? Então comente!!
Você alegra o meu dia quando deixa um comentário para mim! =)
E não esqueça de deixar o link do seu blog!