domingo, 5 de fevereiro de 2012

UTILIDADES | Descrevendo o estado de conservação de nossos livros

Com a opção de troca propiciada por sites como o Livra Livro, Skoob e outros que eu sequer conheço a existência (mas que nem por isso são menos confiáveis ou menos importantes), se torna imperativo deixar claro o estado de conservação em que nossos livros se encontram caso queiramos efetuar uma boa troca. É uma questão de bom senso, de educação e de criar um laço de credibilidade com seus possíveis parceiros de troca. 
É frustrante trocar um livro através da internet e receber em suas mãos algo totalmente diferente do que você esperava. Edição diferentes, anotações, carimbos, marcas do tempo, assinaturas e até sublinhados em passagens do livro, se tornam pecados mortais para alguns, enquanto que para outros, não fazem a menor diferença.

Em mais de 1 ano usando sistemas de troca, senti a necessidade de qualificar de uma maneira mais apurada os livros. Passei a tirar várias fotos, em todos os ângulos, inclusive do livro aberto, para que a pessoa disposta a efetuar a troca comigo saiba exatamente qual o estado de conservação do mesmo. 
Não encontrando uma reciprocidade (eu sempre tenho que perguntar o estado de conservação do livro e especificar o que quero dizer com isso), revolvi escrever este post, demonstrando o meu método atualmente. 
Abaixo coloco dicas de como eu fiz para tornar mais claras as trocas comigo. Longe de serem regras, estes são apenas os meus parâmetros, e espero que possam ajudar o leitor em sua empreitada no mundo das trocas de livros pela internet.


DESCREVENDO O ESTADO DE CONSERVAÇÃO
Vasculhando a internet encontrei vários sebos, lojas de LP's e outros artigos, com definições que especificam as condições físicas de seus produtos. O texto a seguir foi compilado a partir dos originais encontrados nos sites http://www.discolivros.com.br e http://www.reler.com.br.

Cada pessoa, assim como cada loja (sebo ou livraria online) tem seus próprios parâmetros para estabelecer quais as condições de um livro. Uma lista fechada entre as diferentes gradações no estado do livro não existe até onde eu saiba.
As classificações colocadas, tem por objetivo uma identificação mais próxima de como o livro se encontra, sendo que devem ser analisadas de acordo com o seu livro (adicionando ou retirando informações).


Estado de Conservação dos Livros

NOVO Exemplar em perfeito estado de conservação (servindo até para presente). Encontra-se ainda no plástico ou sequer foi aberto para leitura. (Em geral só recebem esta classificação os livros novos, adquiridos de editoras e lojas).


ESTADO DE NOVO Livro sem nenhuma marca ou sinal de manuseio, embora já tenha sido lido ao menos 1 vez.


MUITO BOM Livro em bom estado de conservação. Aspecto de novo mas com alguma marca deixada pelo antigo dono, normalmente em uma das primeiras páginas (dedicatória, assinatura, carimbo, etc). Ainda se qualificam aqui aqueles adquiridos nas editoras, com pequenos defeitos de fabricação (sem comprometimento do texto) que impediram sua distribuição. Podem ter leves sinais de manuseio na capa. Predomina, contudo, a aparência de um livro novo.


BOM Exemplar bem conservado e seria o comum da maioria dos livros de sebo. Embora tenha a aparência clássica de um livro usado, conserva-se em boas condições para o manuseio e a leitura. Não apresenta qualquer defeito ou deformação. Capa um pouco desgastada, mas miolo em bom estado podendo constar dedicatórias ou bordas amareladas pelo tempo. Escurecimento ou manchas do tempo nas folhas, trechos assinalados em algumas páginas, marcas de carimbo, etc.


REGULAR Exemplar apresentando algum dano ou deformação. Livro com aspecto ainda considerado satisfatório, mas apresentando algumas das seguintes características: pequenos danos na capa (como marca de dobras, pequenos rasgos, gasta ou desbotada), encadernação muito frágil, manchas de oxidação ou de umidade nas páginas e/ou nas bordas, marcas de fitas adesivas nas partes internas das capas, partes do texto destacadas com canetas esferográficas e/ou marca-texto. Também considerado regular por ser um livro levemente empenados ou com lombada e corte desalinhado. Seu atrativo principal é o preço: devido ao seu estado de conservação regular, torna-se mais barato.


RUIM Exemplar em estado de conservação insatisfatório. Neste estado de conservação só deveriam ser incluídas obras de grande importância ou raras que compensam mais pelo valor histórico ou sentimental; exemplares sem capa, com capa rasgada ou colada com fita adesiva ou faltando pedaço; capas e páginas com muitas manchas de oxidação ou livro muito empenado; furos de cupim, roídos de traça, etc.


Como eu deixei claro anteriormente, esse é o método que EU USO e desconheço algum que seja oficial. No entanto acho muito útil, não deixando espaço para muitas dúvidas a respeito da conservação. Agora é só ir às trocas, afinal você já sabe o que perguntar.

2 comentários:

Tiago disse...

Annie, eu já nem gosto de trocar livros. Se eu trocar um e vier diferente do que me disserem que é, vou xingar muito mesmo, viu? É de uma pouca vergonha - para não dizer outra coisa mais pesada - quem coloca livros para trocar detalhando a conservação de um jeito que não é real.

Acho mais interessante que fotos e tal sejam enviados por e-mails entre as partes interessadas nas trocas. Sei lá, como eu disse: nunca troquei, não tenho a experiência para sugerir algo tão bom.

Beatriz Gosmin disse...

Infelizmente já aconteceu comigo de vir um livro poket, e como eu não esperava, fiquei triste. :(

E também com nome na capa, coisa que eu acho uma coisa maluca de se fazer. rs
(fiz isso com apenas 1 livro e me arrependo :o)

Gostei das dicas, vou ver se adoto também este meio.
Sempre coloco o estado idêntico ao verdadeiro na descrição.

Beijos

Postar um comentário

Já comentou? Não? Então comente!!
Você alegra o meu dia quando deixa um comentário para mim! =)
E não esqueça de deixar o link do seu blog!