sábado, 24 de setembro de 2011

DIVULGAÇÃO | Alaba Textory (Margot Weide‏)

Título no Brasil: Alaba Textory - Em o sussurro dos sinos (2011)
Coleção: Col. Novos Talentos da Literatura Brasileira 
Autor: Margot Weide
Edição: 1
Número de Páginas: 440
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576794615


Neste livro a temática esotérica ganha o brilho da originalidade e do suspense no enfoque político e social do cenário dos anos sessenta no interior do Brasil. Sua corajosa e atual crítica à religião católica e o relato do caminho de dúvidas de um padre até o seu amadurecimento,são atenuados pelo humor e pela leveza; a religiosidade exacerbada, a repressão política, o engajamento social são encarados como opções de vida em direção à sombra ou à luz. Acima de tudo Alabama Textory – O Sussurro dos Sinos é um livro sobre mudanças e transformações, sobre o enorme potencial que há em cada um de realizá-las e sobre o momento certo para isto: em outras palavras, um livro sobre o momento da esperança, anunciado pelo sussurro dos sinos.Margot Weide, a autora de ALABA TEXTORY, considera seu livro  "a saga de três mulheres fortes (...), um romance vigoroso". Um romance em que as mulheres se encontram em suas intuições, amores, desamores, saudades, segredos, em seu cotidiano e em sua ânsia por realizações. Uma história dinâmica e cativante, de leitura leve, mas que faz pensar. Assim se pode descrever, em linhas gerais, "Alaba Textory - O Sussuro dos Sinos", romance de estréia de Margot Weide, autora brasileira radicada na Alemanha.


Uma história de três gerações de mulheres fortes, que se inicia no final dos anos 40 e se estende pela segunda metade do século vinte. Enquanto a trama se desenvolve para Anne (avó), Marta (mãe) e Nádia (neta), revive-se, também na história da imigração alemã no sul do Brasil e chega-se aos anos sombrios da ditadura militar. Essas mulheres têm mesmo algo especial, descendem de gerações de bruxas inglesas. Dominam um conjunto de conhecimentos, a Alaba ou "a autêntica e total expressão de si".
Se o fio condutor é das mulheres, o romance também tem personagens masculinos marcantes, como Henrique, o marido de Marta, que a leva para o interior do Rio Grande do Sul, e o jovem padre da cidadezinha, Miguel, com quem Marta se envolverá. Além de Eduardo, a grande paixão de Nádia.
A trama, personagens, o esoterismo e a esperança, que é a grande motivação da obra, fazem de "Alaba Textory - O Sussuro dos Sinos" um vigoroso romance, que apaixona desde a primeira página. E termina com gosto de 'quero mais'. 


POR QUE ALABA TEXTORY?
Alaba poderia remeter à Cabala. Textory seria uma junção, em inglês, das palavras text (texto) e history (história). Mas são apenas pistas. Na verdade, nem Margot Weide sabe, ao certo, o que significam essas palavras: "Não sei o que significam, mas foi uma ajuda que recebi para direcionar o meu livro, ajuda essa que veio num sonho...uma ajuda do meu subconsciente".


SOBRE A AUTORA:


Nascida em São Paulo, Margot Weide foi muito cedo para Canoas, cidade da Grande Porto Alegre, vivendo depois em Salvador e no Rio de Janeiro onde se formou em Psicologia. Há dezoito anos, com duas filhas e sem saber o idioma, mudou-se para a Alemanha. Vive em Bonn, onde pode dar vazão à sua verdadeira vocação: escrever.

A neve caindo lá fora, os dias mais curtos, a lareira crepitando convidavam à escrita. Mas o inverno passou e Margot não parou de escrever até terminar "Alaba Textory - O Sussuro dos Sinos", obra que já está traduzida para o espanhol. E continua escrevendo ainda hoje. Já tem mais dois livros prontos e está escrevendo um novo. Se em sua obra há algo de autobiográfico? "Vivi entre mulheres muito fortes e me tornei uma delas", responde Margot, deixando um certo mistério no ar.

2 comentários:

carlos valdeir disse...

Nada melhor do que focar uma história de suspense e policial em nosso lindo território. Os escritores brasileiros deveriam seguir o exemplo de Margot Weide. Quero parabeniza-la pela belissima história que se passa no livro... Parbés pela postagem.
@carlosvaldeir

Jonas N. disse...

Aparenta ser um livro muito interessante e ainda não conhecia a autora. O blog está lindo, parabéns!

@StealingBooks

Postar um comentário

Já comentou? Não? Então comente!!
Você alegra o meu dia quando deixa um comentário para mim! =)
E não esqueça de deixar o link do seu blog!