terça-feira, 27 de setembro de 2011

RESENHA | Mafia Export (Francesco Forgione)



  

Título no Brasil: Máfia Export (2011) 
Título Original: Mafia Export (2009) 
Tradutor: Karina Jannini 
Autor: Francesco Forgione 
Edição: 
Número de Páginas: 364 
Editora: Editora Bertrand 
ISBN: 8528615073

Estante do Skoob


SINOPSE: Nos últimos anos foram lançados diversos livros sobre a máfia italiana, tanto de ficção quanto de não ficção. Destaque para Gomorra, de Roberto Saviano. Faltava, porém, um que dissecasse a presença dos criminosos e sua rede de atuação ao redor do mundo. Com Máfia Export: Como a ´Ndrangheta, a Cosa Nostra e a Camorra Colonizaram o Mundo, de Francesco Forgione, a espera acabou.

Exemplar cortesia do

MINHA LEITURA DO LIVRO:
A primeira resenha que escrevi sobre Máfia Export tinha mais de 3 folhas e se assemelhava a um pequeno relatório que poderia ser encontrado no meio de alguma investigação, como as tantas que são citadas. As informações do livro são tão impressionantes, os relatos tão apurados e as conclusões são tão inacreditáveis, que eu quis exprimir o máximo possível da minha admiração pelo livro. Queria contar, por exemplo, que apesar de vermos tantas prisões sendo feitas ao redor do mundo por departamentos que combatem o crime organizado, o tráfico de drogas, o contrabando e outras tantas atividades ilegais, o que torna tudo mais assustador é que essas operações se tornaram banais para parte da população mundial (mais especificamente para os italianos, nos casos relacionados no livro) e que chega-se ao absurdo de não serem sequer consideradas, numa expansão do raciocínio ‘isso não me afeta diretamente’. Ledo engano do público em geral. 
Máfia Export de Francesco Forgione foi publicado originalmente na Itália, no ano de 2009 e esse ano teve sua primeira edição brasileira, pelas mãos da Editora Bertrand. Falando sobre a forma como a `ndrangheta, a Cosa Nossa e a camorra difundiram-se pelo cenário mundial atravessando territórios geográficos e fronteiras linguísticas, logo na nota do autor já diz à que veio: ‘As histórias e os mapas reconstituídos neste livro referem-se a documentos, atos processuais e materiais de investigação relativos à `Ndrangheta, à camorra e a Cosa Nossa. Limitei-me a reconstituir o estabelecimento das três ‘principais’ máfias no exterior, devido ao caráter histórico dessas presenças fora da Itália e aos níveis de penetração que conseguem exprimir hoje em escala global.”. Os parágrafos seguintes não são mais amenos e não escondem a intenção de despertar no leitor um choque entre o conforto dos nossos lares e a realidade de uma situação que afeta a todos, direta ou indiretamente.
O livro parece uma narrativa digna dos filmes hollywoodianos como o ‘O Poderoso Chefão’ (que mostra a importância dos valores familiares, das tradições, da lealdade dentro da máfia), passando por momentos que poderiam estar em um episódio do seriado The Sopranos (com negócios ilegais e as atividades da máfia em território estrangeiro). É uma comparação dramática e talvez forçada da minha parte, mas dará um paralelo à imaginação do leitor, que estará envolto a uma atmosfera tensa, salpicada com histórias das operações junto a um extenso depoimento do que significa realmente a expressão crime organizado.
Você vai descobrir que por trás de acontecimentos aparentemente sem qualquer importância (como a história das três jovens mulheres com duas crianças saindo de San Luca, numa longa viagem que tem como destino Amsterdã) escondem-se propósitos mais importantes do que um despretensioso passeio turístico. A tecnologia é aliada dos grandes chefes e tornam possíveis as comunicações com a família deixada na pressa da fuga ou as transferências bancárias feitas em segundos (e perdendo-se mediante as diversas contas em bancos em todos os continentes). 'Os números são fornecidos pelos SOS-Imprensa no relatório apresentado em Roma, no final de 2008: 250 milhões de euros por dia, 10 milhões por hora, 160 mil euros por minuto são transferidos cotidianamente das caixas dos comerciantes e dos empresários àquelas das organizações criminosas.'  indica Forgione.
Além das esperadas negociações ilícitas, essas organizações possuem negócios completamente legalizados, prontos para lavar o dinheiro ganho nas transações ilegais (como o caso da intermediação da venda para outros países, de uma vacina infantil produzida por uma multinacional americana e comercializada no mercado por uma família da Máfia). A informação é dada com base em acontecimentos minuciosamente descritos, datas e nomes citados e um amplo campo investigativo a ser apurado caso o leitor deseje. Ainda apresenta mapas do cenário geocriminal de todas as famílias da `ndrangheta, da Cosa Nostra e da camorra em 4 continentes e mapas da rota do tráfico com caminhos por todo o mundo.
Política, finanças, posições hierárquicas...listas com nomes e localização de onde foram presos, alguns cujo os supostos laços indicam um envolvimento com a máfia e que residem até mesmo no Brasil. É tudo tão real, que quem lê algumas vezes pode se perder e pensar estar dentro de um romance policial (e de fato, isso soa muito verdadeiro para mim). A diferença é que num piscar de olhos você toma a consciência de que essas organizações se encontram espalhadas e tão bem estruturadas pelo mundo, que você poderia estar morando ao lado de um fugitivo condenado pelos tribunais italianos sem sequer ter idéia disso.
É um livro que vai agradar a pessoas com gostos variados. Seja para conhecimento histórico, interesse sobre a máfia italiana, mero deleite na narrativa das operações...qualquer que seja o seu veneno, basta ter curiosidade para encontrar em Máfia Export, um prato cheio para horas prazerosas de leitura.

1 comentários:

carlos valdeir disse...

Bom, como veces poderam perceber ao longo de meus comentários eu gosto de diversos gêneros literários... Poxa nesse livro podemos ver como a márfia pode ser praticada de diversas maneiras, além de demonstrar tamnho a experteza dos envolvidos.... Adorei o post como todos os outros.
@carlosvaldeir

Postar um comentário

Já comentou? Não? Então comente!!
Você alegra o meu dia quando deixa um comentário para mim! =)
E não esqueça de deixar o link do seu blog!