quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AUTOR EM FOCO | Entrevista com Natália Couto Azevedo

Eu aproveitei uma oportunidade que surgiu no twitter, para conversar um pouco com Natália Couto Azevedo e ter uma visão mais ampla do que as meras linhas biográficas.

CONVERSANDO COM UM AUTOR...
(Twitter, 1º de dezembro de 2011) 


    

O MEZANINO: Antes de qualquer coisa, obrigada por se dispor a responder algumas perguntas sobre você e seu livro. Eu queria que você me contasse qual a sua expectativa pra esse ciclo. Um livro solo e a construção de um universo dentro desse livro. Como é isso?
NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Como primeira expectativa, espero que os leitores gostem deste universo que apresento no primeiro livro, assim como dos personagens. Afinal, para ele continuar existindo dependo desse retorno. Se tudo der certo, nos próximos livros pretendo apresentar todo O REINO DOS SONHOS, que é muito maior do que só a Cidade de Cristal, com muitos outros clãs e paisagens.

O MEZANINO: Li que você passava por um momento difícil quando começou a escrever o livro. O leitor vai sentir isso na sua narrativa? Ou você transformou esse específico momento que deu início à escrita, numa realidade que te cativou a melhorar?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Acho que não. Quando escrevi a primeira versão, ela estava carregada deste sentimento ruim, de raiva e rancor. Mas depois de revisões e mudanças ao longo de um ano, acredito que foi tudo reduzido. Sem dúvida foi algo que me fez melhorar. Não vou dizer que não sinto nada de ruim ao pensar no que aconteceu, mas agora vejo como uma oportunidade de crescimento.

O MEZANINO: Então se tornou realmente um O REINO DOS SONHOS ao final das contas, não é? (risos) Bem, manuscrito pronto, livro em mãos: qual o 1º pensamento que você teve?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Eu olhei para o livro, que no começo era apenas algo para me ajudar a vencer um período de doença, e pensei, será que ele pode virar um livro? Passei para o meu pai, que fez diversas correções e achou que eu tinha uma ideia interessante. Daí, comecei a aprimorar a escrita.

O MEZANINO: Mas e no sentido de ter trabalhado com uma editora, a revisão...todo esse conjunto dedicado especialmente à um livro seu.

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Bem, foi incrível. A Editora Estronho foi fantástica comigo, sempre me deixando opinar e participar das decisões sobre a obra. Desde a capa, tipo de papel, tudo era partilhado.

O MEZANINO: O seu Reino dos Sonhos foi captado pela equipe que trabalhou com a arte do livro?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Sim, eles captaram perfeitamente a idéia. Acredito que ao lerem o livro, as pessoas identificarão as imagens da arte. As borboletas, a clareira, tudo tem um significado. O próprio booktrailer, todas as imagens combinam perfeitamente com o livro.

O MEZANINO: Se pudesse determinar agora, praticamente às vésperas do lançamento, quem seria o seu público? Quem você indicaria para ser seu leitor?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: O meu livro é juvenil, mas acredito que possa ser lido em qualquer idade, pois trata sobre o sonhar, acreditar em si para conquistar seus objetivos.

O MEZANINO: Essa Natália que vemos hoje: veterinária, escritora...O que ela tem de diferente da Natália antes de O REINO DOS SONHOS?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Muitas coisas! Eu acredito que a escrita despertou algo há muito tempo adormecido. Agora o meu olhar é diferente frente a tudo. Não tenho mais uma visão meramente técnica, estou muito mais sensível e principalmente mais feliz.

O MEZANINO: Quanto desse seu amor pelos animais foi incutido no livro?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Acho que sempre coloco o amor pelos animais no que escrevo. Neste caso, através da gatinha do protagonista, a Lilás. Também criei um clã somente para as fadas dos animais.

O MEZANINO: Queria agora fazer uma pequena série de perguntas rápidas com respostas vindas num lampejo. Se importa?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Claro que não, para falar a verdade acabou sendo tudo num lampejo (risos)

O MEZANINO: A idéia era essa. (risos) Então vamos: Um livro que marcou você de forma arrebatadora.

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: ‘O Fio da Navalha’ de Somerset Maugham

O MEZANINO: Um autor que você discorda e a leitura não flui.

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Ixi, essa é difícil... Não tenho problemas com autores especificamente, algumas vezes com um livro ou outro...

O MEZANINO: Um filme que você queria ser a personagem principal.

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: ‘Água para Elefantes’. Adoraria abraçar um elefante.

O MEZANINO: Com uma palavra: o que política significa pra você?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Fundamental.

O MEZANINO: Ser escritora no Brasil?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Desafiador.

O MEZANINO: Ser Elorá, a protagonista, na vida real?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Seria mágico, mas bem complicado ao mesmo tempo.

O MEZANINO: Fãs?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Nossa, nem consigo imaginar ter fãs. Mas ficaria muito feliz se as pessoas gostassem da história da Elorá como eu.

O MEZANINO: Última pergunta, inspirada no ‘Provocações’ do Antônio Abujamra: o que você gostaria que alguém te perguntasse e até agora ninguém te questionou?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Que o meu sonho seria ver o meu livro adaptado para um jogo de RPG. Adoraria que O REINO DOS SONHOS virasse um cenário.

O MEZANINO: E você criaria um sistema novo para O REINO DOS SONHOS?

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Acho que não. Poderia jogar em algum sistema que já existe. O legal seria ver pessoas criando personagens para esse mundo.

O MEZANINO: Natália, obrigada por dispor do seu tempo. Se fosse uma entrevista tête-à-tête eu pediria um autógrafo! (risos) Mas de qualquer forma fica meu carinho e abraço. Foi um prazer. Parabéns pelo lançamento e sucesso para você e seu livro.

NATÁLIA COUTO AZEVEDO: Muito obrigada, querida!

Se você gostou da entrevista ou quer saber mais alguma coisa, deixe um comentário! 
Não deixe de conferir um trecho do livro clicando aqui. E siga também a autora no twitter @NaCoutoAzevedo. Você vai descobrir ainda mais sobre O REINO DOS SONHOS.

0 comentários:

Postar um comentário

Já comentou? Não? Então comente!!
Você alegra o meu dia quando deixa um comentário para mim! =)
E não esqueça de deixar o link do seu blog!